Ação Contra Mudança de Nome do Parque da Aclimação
Ação para impedir a mudança do nome do Parque da Aclimação - Projeto de Lei apresentado pela Câmara de Vereadores
CONTRA A MUDANÇA DE NOME DO PARQUE ACLIMAÇÃO
Início
3 de maio de 2024
A importância deste abaixo-assinado
Iniciado por Fórum Verde
Na semana passada, fomos surpreendidos com a publicação, no Diário Oficial Municipal, do Projeto de Lei 01-00262/2024, do vereador Milton Ferreira (PODE), que propõe a alteração da denominação do Parque da Aclimação para “Parque da Aclimação – Éder Jofre”.
Éder Jofre foi um esportista de grande relevância para o país; no entanto, não há qualquer relação entre esse esportista e o Parque da Aclimação ou mesmo com o bairro, o território onde este se situa. Como vereador, Éder Jofre teve importância na área esportiva, mas não temos conhecimento de nenhuma iniciativa ou evento relevante deste relacionados ao Parque da Aclimação. Considerando ser de conhecimento público que Éder Jofre nasceu na rua do Seminário, no centro da cidade, e foi criado no Peruche, na Zona Norte entendemos que faria mais sentido homenageá-lo dando nome a algum novo espaço nessa região, território com o qual estabeleceu laços, que integra sua biografia.
O Parque da Aclimação é um parque histórico, tombado pelos seus valores ambientais, históricos e urbanísticos. Foi o primeiro zoológico da cidade, fundado em 1892 nas terras do antigo Sítio do Tapanhoin pelo médico e fazendeiro Carlos Botelho, inspirado no Jardin d'acclimatation de Paris. Esse caráter histórico e seu papel determinante na expansão urbana do centro em direção à Zona Sul da cidade, especialmente a ocupação do bairro da Aclimação, foram decisivos para o tombamento do Parque pelo CONDEPHAAT, em 1986, e pelo CONPRESP, em 1991. É um dos parques mais tradicionais, conhecidos e frequentados da cidade. Consideramos que os nomes dos logradouros públicos não são somente um meio de referência local, mas se relacionam à memória, a contextos culturais, linguísticos e históricos específicos. Em consequência, não se justifica a alteração do nome do Parque, já tão consagrado entre a população, com mais de um século na memória coletiva. A carga histórica do nome do Parque é tamanha que este se ampliou e batizou todo o bairro que se desenvolveu no seu entorno. É ainda mais inadequado quando entendemos que o referido esportista não apresenta qualquer relação mais estreita e de relevância com o Parque.
Ressalte-se que o Conselho Gestor do Parque da Aclimação, eleito pela população, com integrantes que representam a municipalidade, associações, trabalhadores e a sociedade civil, conforme a Lei nº 15.910 de 27 de novembro de 2013, não foi consultado a respeito de assunto de tal relevância e posiciona-se contrariamente a essa mudança.
Pela preservação da memória e do patrimônio cultural e histórico, somos contra esse projeto de lei!
Iniciativa